Nosso objectivo

- Dar informaçôes sobre o cancro da pele.
- Dar às pessoas exemplos da fase cedo do cancro.
- Dar – lhe o conselho de consultas um dermatologista em caso de alteraçôes suspeitas da pele.

df d

Os três tipos de cáncro os mais importantes que devem ser conhecidos sâo:

- Melanoma
- carcinoma basocélular ou Basalioma
- carcinoma spinocélular

Melanoma

O melanoma maligno nasce das célular pigmentosas na superfície da pele.
Pode aparecer em todas as partes da pele. Em 7000 pessoas encontra-se um caso por ano, pessoas de pele branca de meia idade.
Em muitos casos um melanoma descobre-se como uma mancha plana pigmentada de forma irregular. Muitas vezes sem sintomas, lucha-se mais tarde e só poucas vezes faz comichâo. Hemorragia é sinal tarde Nem todos os melanomas mostram-se de cor castanho escuro ou preto.

Nota: No principio a metade dos melanomas nâo dâo aspecto tipico.

Há subtipos diferentes dos melanomas:
O melanoma crescendo na superficie (SSM) é a forma mais frequente ( 75 % dos casos) Como espalha-se na sperficie é descubrido cedo. Por isso pode-ses eliminado cedo.

O melanoma lentigo maligno (LMM) é o segundo na frequência dos melanomas. Em general começa nas partes da pele que sâo expostas ao sol, como cara e braços das pessoas idosas.

Só mais tarde cresce na profundidade e assim fica mais perigoso. O suptipo de melanoma nodoso (NMM) faz cerca de 5 % dos casos. Tem aspecto que pode ser mal interprtado. Desde o inicio cresce na profundidade. Isso faz-o mais pergoso das outras formas.

O subtipo dos melanomas nas mâos e pés chama-se melanoma acro-letiginosa (ALM). Pode começar pos baixo das unhas ou entre os dedos das mâos e dos pés.

Por isso as vezes é mal interpretado como fungo-sidade ou verruga e pode continuar a crescer. Isso o faz perigoso Este tipo é raro mas o mais comum nas pessoas de cor. Nâo é sempre facil diagnosticar um melanoma Em caso de duvida é preferivel eliminar-lo.

exemplo

O carcinoma basoceluar on basalioma

E a forma mais comun do cancro da pele Ocorre 5 vezes mais frequentemnte que o melanoma nas pessoas brancas
Typo branca da pele com tendência ás queimaduras do sol têm risco elevado
Basaliomas começâo nas celulas basicas que sâo as celulas regeneratoriar da pele As vezes podem nascer num bulbo de cabelo

Há tipos superfiçiais ha tipos que se infiltram ha profundidade e tipos mixtas Em caso de elimnaçâo incompleta podem ser mal interpretados como superficial. Neste caso podem reaparecere em maior superficie.

E impostante saber: Cancros podem metástasas Basaliomas nunca dâo metástases Basaliomas podem, ums atrás do outros, aparecor em varias partes do coupo Pessoas idosas cerca de 70 anos sâo atingidas mais frequentemente.
Em casos singulares e em caso de tendencia hereditaria já podem mostras-se acerca dos 20 anos.

Carcinomas basocelulares podem nascer em qualquer parte da pele. Mais frequente na cara e em partes expostas ao sol, como nas costas, peito, braços e mesmo no cabelo.
A maioria das basaliomas começa como mancha ou caroço da cor da pele.

As vezes escama-se, as vezes é uma forida pequentia que nâo quere sarar que cresce é resurge durante muitos meses. Geralmente cresce na superficie e nâo na profundidade, mas á exepçôes.

Se nâo fazemos nada durante anos pode destruis estruturas importantes e invadir nos ossos. A maios paste das basaliomas é de cor da pele, alguns pigmentados on pretos. As vezes é dificil diferencias verragas se borrhoicas das basaliomas
o tipo sólido, nodoso o cistrico Nestes tipos é possivel ves a extensâo definitiva Nas há tambem os tipos cicatrizantes on os tipos sclerodesmia

estes tipos espalham-se abaixo da superficie, assim fica dificil ves onde se acaba.
Por isso a operaçâo pode sor insuficiente e o tumor poderá reapareces.
Em casos raros existem formas entre basalioma e carcinomas das células escamosas Assim qual quer risco de metastases pode surgir.

exemplo

Carcinoma das célular escamosas on Spinalioma

Na maioria dos casos mostra-se em partes da pele espostas ao sol, de pessoas de maior idade.
E menos frequente que o basalioma, acerca de 20 % da frequência, e é parecido em aspecto e crescimento Poncas vezes da metástases.

Isso acontece mais frequentemente quando o sistema imunológico é froco, pos exemplo depois duma transplantaçâo de orgâos.

Fumadores portam o spinalioma muitas vezes no labio in ferios Neste local pode crecer mais rapido e mais agressivo que em ontras partes do corpo.
Emalgums casos podem surgir metástases.

exemplo

Pre-cancros incertos

exemplo

Raros tumores de pele

exemplo

Tumores benignos da pele

exemplo